04/06/2021

A Águas e Energia do Porto desenvolveu ao longo do último ano ferramentas de inteligência artificial (IA) para apoio às operações diárias, entre elas a ferramenta tecnológica H2Meter.


Trata-se de uma solução destinada à otimização de tarefas operacionais, suportada por algoritmos de IA e que permite, de forma ágil e rápida, dar suporte e apoio à tomada de decisão na programação de centenas de tarefas diárias associadas aos contadores da rede de abastecimento de água da cidade do Porto.


A sua implementação resultou num aumento de produtividade superior a 20% no rendimento das equipas operacionais e, ainda, na diminuição de 0,5 FTE (full-time equivalente, método de mensuração do grau de envolvimento de um colaborador nas atividades de uma organização ou de um determinado projeto) alocados a tarefas de planeamento e atribuição de rotas das equipas para a instalação e substituição de contadores.


Estes resultados refletiram-se, também, positivamente nas dimensões fiabilidade e impacto no serviço prestado aos clientes, por exemplo, através da otimização do sistema de leitura dos contadores, com impacto direto na faturação real e na diminuição da faturação por estimativa.


A Águas e Energia do Porto tem vindo a fazer uma forte aposta na promoção de uma cultura de inovação no setor das águas, uma abordagem que permitiu que, no último ano, as unidades de negócio acelerassem o processo de digitalização e transformação de pessoas e processos, utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis.


Recorde-se que, em maio passado, foi distinguida com o Prémio Kaizen na categoria Excelência na Digitalização, um galardão que premeia organizações que sejam exemplo de boas práticas na melhoria contínua para a inovação, excelência, crescimento e rentabilidade.