03/02/2021

A Águas do Porto está a proceder à adaptação das zonas de leitura de contadores, em virtude do investimento realizado na instalação de contadores munidos de sistema de telemetria nos domicílios dos seus clientes.


Este sistema assegura que o equipamento comunica, de forma remota e autónoma, a leitura do contador, no período ideal para faturação, sem a intervenção do cliente, sem incómodos e sem a necessidade de deslocação de um leitor da Águas do Porto ao local.


Atualmente, 45% dos clientes da empresa municipal já possuem esta tipologia de contador, sendo objetivo da Águas do Porto continuar a aumentar esta percentagem, para que as vantagens destes equipamentos se alarguem à totalidade dos clientes.


Destas vantagens destacam-se, por exemplo, a redução da faturação por estimativa e a utilização da app “Águas do Porto” para controlo individual do seu padrão de consumo diário, bem como a receção de notificações relacionadas com o seu consumo individual e possíveis anomalias na rede predial (fugas de água, por exemplo).


Nessa medida, e com vista a implementar maior eficiência nos processos de leitura tradicionais, é necessária esta reorganização das zonas de leitura de contadores que poderá, durante o período compreendido entre janeiro e abril de 2021, gerar alterações à data habitual de emissão e envio de fatura, bem como alterações no respetivo período ideal para comunicação de leituras.


O valor pago pelos serviços de água e saneamento no Porto mantém-se inalterado em 2021, de acordo com uma proposta apreciada pelo Executivo municipal no início deste ano.


Recorda-se que a Águas do Porto tem em vigor um regime extraordinário para a regularização de dívidas em execução fiscal de utilizadores domésticos e não-domésticos, válido por seis meses, e que surge em resposta ao aumento significativo dos incumprimentos devido à pandemia.