28/06/2019
A submissão de processos de licenciamento à Águas do Porto é mais simples, rápida e cómoda a partir de hoje. A empresa municipal criou uma Plataforma Eletrónica de Licenciamento (PEL) para submissão digital dos processos que reduz a necessidade de deslocação aos balcões de atendimento.

A PEL, lançada nesta sexta-feira 28 de junho, automatiza o fluxo e monitoriza cada etapa do processo, permite a redução dos prazos, confere maior fiabilidade no tratamento da informação, melhora a comunicação e informação ao requerente e agiliza o registo de dados.

Esta plataforma vem responder ao crescimento da construção e reabilitação do edificado na cidade do Porto e consequente aumento do número de processos de licenciamento de redes prediais: só nos dois últimos anos, a empresa municipal registou um crescimento de cerca de 42% na submissão de projetos e 55% nos pedidos de vistoria.

A nova plataforma PEL, que está disponível no Balcão Digital da Águas do Porto e no site institucional da empresa, pretende tornar o processo mais simples, célere, transparente e amigo do ambiente.

O que pode fazer através da Plataforma Eletrónica de Licenciamento

A partir desta sexta-feira, a plataforma permite a cada cliente, a qualquer hora e onde quer que esteja:

- solicitar as condições de ligação (PT - Planta topográfica);

- submeter um projeto de redes prediais para apreciação (projeto novo, projeto retificado, telas finais, aditamento);

- comunicar o início de obras;

- solicitar a execução de ligações à rede pública;

- submeter um pedido de autorização de utilização das redes prediais (vistoria).