• Deixe correr a água durante alguns minutos antes de a consumir: se houver alguma turvação na água; se tiver estado ausente de casa durante algum tempo, para que a água seja renovada;


  • Deixe repousar a água por alguns minutos antes de a consumir: se a água da torneira tiver uma cor branca, normalmente devido à existência de ar dissolvido na água. Caso a situação persista contacte a Águas e Energia do Porto;


  • Faça uma correta manutenção da rede predial para que a qualidade da água não sofra alterações devido à corrosão das tubagens, soldaduras e acessórios;


  • Certifique-se que os materiais utilizados nos sistemas de abastecimento da rede predial são os indicados para esse fim;


  • Lave/desinfete periodicamente o crivo que se encontra no bucal da torneira da cozinha, desenroscando-o, mergulhando-o em água com um pouco de lixívia (cerca de 30minutos) e lavando-o com uma escova;


  • Não beba água que circule na rede de água quente uma vez que a temperatura favorece a corrosão e o desenvolvimento de microrganismos;


  • Não instale nenhum sistema de purificação de água (ex: filtros), sem previamente contactar a Águas e Energia do Porto;


  • Garanta que água não tratada, proveniente de poços, furos, minas, etc., não circula nas tubagens de água da habitação;



  • Se prevê uma ausência prolongada do seu local de consumo feche a água manobrando a válvula de corte que se encontra depois do contador (passador de segurança) – nunca manipule a válvula que está antes do contador (válvula adufa) uma vez que a utilização desta é exclusiva da Águas e Energia do Porto, encontrando-se por isso devidamente selada. Desta forma, a existência de alguma eventual anomalia da qual resulte a perda de água será contida pelo menos até que o local esteja novamente ocupado, minimizando eventuais danos e mesmo a perda de água por períodos prolongados com consequente impacto na faturação.