A Águas e Energia do Porto (AEdP) alerta para a existência de contactos fraudulentos em nome da Empresa Municipal. Nas últimas semanas, vários clientes contactaram a AEdP para confirmar a autenticidade de chamadas telefónicas, onde são solicitadas visitas a domicílios para a realização de análises à água da torneira.
A AEdP reitera que não procede, nem nunca procedeu, desta forma para realizar análises à água dos consumidores. A empresa municipal avisa que não está a ligar para casa de clientes no sentido de os obrigar a receber quem quer que seja para fazer demonstrações.
Alguns destes contactos têm como objetivo final a instalação de sistemas ditos “purificadores” que, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), não se justificam. “Em Portugal, os resultados do controlo efetuado à qualidade da água da torneira garantem uma elevada segurança na proteção da saúde humana", afirma a ERSAR.
Saliente-se que a Águas e Energia do Porto realiza análises diárias às redes de distribuição domiciliária e abastecimento público. No 2º trimestre de 2022, as análises às torneiras dos consumidores da Invicta revelam que o indicador de “água segura” situa-se nos 99,31%. Refira-se, a propósito, que a Águas e Energia do Porto fez, ao longo de 2021, 38 300 análises que garantem assim o controlo absoluto da qualidade da água para consumo humano, de acordo com a legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 306/2007 de 27 de agosto).